segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Interacção social – O modelo dramatúrgico

1. Partindo da metáfora teatral, constrói os seguintes conceitos da sociologia goffmaniana:


a) representação - interacção nas zonas públicas (situações sociais) a que nos vimos obrigados a fazer quer gostemos ou não, para persevar a nossa condição social. 

b) personagem - determinado é qualquer ser actuante de uma história normalmente é uma pessoa mas pode ser um animal um ser fictício ou seja personificadas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Personagem

c) actor - indivíduos que se preocupam em manter a impressão de que cumprem as numerosas normas pelas quais são julgados os seus actos.



d) cena - cada uma das unidades de acção de uma peça que se destacam pelas entradas e saídas, no palco, dos intérpretes, alterando se ou não os cenários.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cena

e) máscara - é o acessório usado para cobrir o rosto para a representação de figuras/personagem.



f) papel - o papel social tem origem na cena teatral. Por exemplo ser professor consiste em actuar de modo especifico em relação aos alunos


g) fachada - são situações sociais ou encontros em que os indivíduos desempenham papeis formais. Por exemplo o trabalho, aula o julgamento. 


h) cenário/palco - local físico onde é representado as acções representadas pelos actores.



i) bastidores - local onde nos deslocamos onde são armazenados adereços e os indivíduos se preparam para a interacção social. 

2. Em Goffman abunda o espaço cénico, mas é menosprezado o tempo histórico das interacções:

  • Incorporando o espaço amplamente em sua reflexão teórica sobre as interações, o autor abre a possibilidade de questionarmos a abrangência teórica de sua abordagem. Suas concepções seriam aplicáveis apenas ao "nosso mundo urbano secular" (Goffman, [1956] 1967, p. 47)? Mas o que dizer dos dados etnográficos provindos de contextos sócio-históricos diferenciados, não apenas ocidentais? http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092008000300014
Aponta motivos para a Sociologia sentir necessidade de construir outros instrumentos conceptuais que expliquem os factos sociais. 



3. No quotidiano, nas interacções de face-a-face, o nosso corpo desempenha um papel crucial na forma como nos relacionamos com os outros. Um palco com, importância especial para cuidarmos do corpo é o consultório.

  • Como «regulador» da interacção [na consulta médica] há conjuntos de regras sociais, ou rituais, que são seguidos pelos indivíduos e que por eles foram interiorizados, a maior parte das vezes sem terem disso consciência. E porque todos os indivíduos representam em diferentes palcos durante a sua vida, desempenhando em cada palco diferentes papéis, somos orientados por diferentes regras que nos dizem como devemos actuar conforme as diferentes situações sociais em que nos situamos, segundo o nosso género, idade, cultura, profissão, etc.
    Mas esta afirmação faz então prever que os actores que se encontram em palco «falam» a mesma linguagem,senão seria uma representação do absurdo, dononsense, não se poderia chamar a esse encontro uma interacção.
    A consulta médica e as estratégias de negociação de um corpo saudável
Justifica porque se afirma que «gostar e ter confiança no seu médico equivale a meia cura». 

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