quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ordem social e controlo social

1. Explica porque não é óbvio se um dado comportamento seja padrão ou desviante em Sociologia, apesar de aos nossos olhos nos parecer uma classificação elementar. 


Porque nós todos não cumprimos regras mas por outro lado também não nos opomos as regras todas portanto não é fácil classificação exacta.

2. Mostra com dois exemplos do teu quotidiano que “todos nós tanto desrespeitamos regras como as seguimos, assim como também todos somos criadores de regras”. 

Na auto estrada todos excedemos o limite de velocidade de 120 km (estabelecido por lei).
Somos todos criadores de regras podemos não concluir o limite de 120 km mas criamos outra regra ao situarmos-nos nos 140 km.

3. Relaciona a conformidade das mulheres com o papel que lhes foi atribuído pelo poder social dominante (masculino) com a sua literacia. 

Com a sua literacia as mulheres vão perdendo a conformidade perante ao papel que lhes foi atribuído pelo poder social(dominante) quanto maior a graduação maior é a independência.

4. Mostra que indivíduos habitualmente conformistas, podem assumir comportamentos tidos por desviantes em situações extremas

Uma rapariga que era pacifista, mas quando mataram lhe o namorado ela virou uma assassina, há casos em que situações extremas tudo pode mudar.

5. Justifica porque o código moral é aquele que mais frequentemente nos impõe normas de conduta, relativamente às sanções impostas pelos grupos. 

Um conjunto de comportamentos e de situações que os membros de um grupo consideram não conformes às suas expectativas, normas ou valores e que, por isso, correm o risco de suscitar condenação e sanções da sua parte.

6. Comenta a importância relativa dos grupos apresentados no controlo social em meios rurais relativamente aos centros urbanos. 

Os grupos em  meios rurais revelam maior importância no controlo social um vez que são em menor numero e consequentemente conhecem se todos uns aos outros do que relativamente aos centros urbanos uma vez que nos centros urbanos muitas das vezes não conhecemos os vizinhos.

7. Comenta a violência do controlo social em MATRIX.

8. Dá dois exemplos de:
a) Sanções físicas positivas;
b) Sanções físicas negativas;
c) Sanções económicas positivas;
d) Sanções económicas negativas;
e) Sanções religiosas positivas;
f) Sanções religiosas negativas;
g) Sanções formais;
h) Sanções informais.

9. Retomando a expressão de Bertolt Brecht, discute (mínimo de 50 palavras) se te parece relativamente mais simples lutar pela definição do seu próprio estilo de vida ou aceitar um estilo de vida semelhante ao comum na sua cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário